domingo, 18 de abril de 2010

Comentários sobre a entrevista de Michel Serres

ANÁLISE DA ENTREVISTA DE MICHEL SERRES, AO PROGRAMA RODA VIVA.

Michel Serres, filósofo francês, fala da mistura de raças que o Brasil possui, como um aspecto positivo na solução dos seus problemas interno, em sua fala Serres aborda como a globalização está inserida nesse contexto multicultural, e como o Brasil um país geograficamente grande, também com problemas em grandes dimensões, tem condições de suportar todos os problemas de um país grande; acredito ser essa mistura de conhecimentos e saberes que se estabelece relações passivas, o que contribui na resolução de seus problemas.
Serres aponta a tecnologia como meio de acabar com a distinção que existe entre o Primeiro e o Terceiro Mundo, em conseqüência da globalização, pois a tecnologia ultrapassa fronteiras, que por sinal cada vez mais frágeis, encurtando distâncias aproximando pessoas, países.
O processo de globalização traz consigo pontos positivos e negativos, em todas as áreas da vida do homem, no comércio, por exemplo, facilitando o livre comércio de mercadoria estrangeira, o Brasil por sua vez, aderiu com muita tranqüilidade essa liberdade de comércio, a ponto de valorizar e aderir em extremo o que vem de fora do país. Exemplo disso vemos o poder que a Coca-Cola, a Mcdonald exerce sobre o brasileiro.
No que se refere à violência Michel Serres, se coloca com otimismo, admitindo que a violência existe no mundo em maior e menor escala, e que a solução está na educação. Ele cita um tipo de violência que a globalização, um dos pontos negativo, traz, como a máfia, as drogas, a lavagem de dinheiro se comparada à pequena delinqüência são problemas insignificantes, frente à quantidade e diversidade de violência decorrente da globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário