sábado, 24 de abril de 2010

CAPÍTULO X - A NOVA RELAÇÃO COM O SABER


O autor ressalta para a necessidade de conhecer todo o contexto histórico da relação do conhecimento, onde ele se refere a velocidade e renovação do processo da aprendizagem, como sendo a primeira constatação; a segunda se observa a novidade da natureza do trabalho, no sentido de aprender, transmitir; a terceira e última constatação aborda os avanços intelectuais que se multiplicam, aflora e transformam funções cognitivas do homem facilitando o acesso a informação, renovação do raciocínio e do conhecimento.
Pierre Lévy acrescenta que o planejamento do aprendizado, não tem mais lugar no momento atual da educação, novos modelos de espaços para o processo de desenvolvimento estão sendo inseridos na educação, que se torna necessária duas grandes reformas no sistema educacional e formação, a primeira refere-se ao EAD(ensino aberto à distância) que desenvolve técnicas de ensino a distância, lançando mão de recursos que a tecnologia oferece.
Nesse ambiente, o professor tem um papel de incentivar a inteligência coletiva, ao invés de dar o conhecimento; a segunda reforma fala do reconhecimento das experiências empíricas.
A cibercultura abriu espaço para diversas formas de conhecimento, entre elas está a invenção da impressão, a simulação, que ajuda à memória de curto prazo, e está relacionada a dinâmicas complexas.

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